ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Violência”

ESCRITORA BRANCA DE OLHOS VERDES VENCE EDITAL DA PREFEITURA DE CUIABÁ INSCRITA COMO NEGRA

Divanize se pronunciou nas redes sociais, afirmou ter ficado “surpresa”

09/12/2023

A escritora Divanize Carbonieri, que mora em Cuiabá, se inscreveu e venceu o edital Gambira, da Prefeitura de Cuiabá, como pessoa negra. O edital prevê recursos da Lei Rouanet para projetos culturais através da lei federal “Paulo Gustavo”. No entanto, além do sobrenome italiano, Divanize é branca e tem olhos verdes.

Seis projetos foram selecionados pelo edital. Quatro deles de pessoas que se inscreveram em concorrência ampla, outro passou na categoria “Indígena” e Divanilze venceu na categoria “Negra”, com o projeto “Via Láctea em Chá – Haicais Confinados”.

Divanize se pronunciou nas redes sociais, afirmou ter ficado “surpresa” ao se ver vencedora na categoria como pessoa negra e responsabilizou a equipe que contratou para elaborar o projeto.

“Acredito que isso pode ter acontecido porque meu projeto tem uma equipe majoritariamente composta por pessoas negras. O projeto não propõe apenas a publicação do livro, mas também a realização de um sarau artístico-literário, do qual as pessoas da equipe participarão. Para esse projeto, montei uma equipe de 6 pessoas, sendo que 4 são pessoas autodeclaradas negras e 1 pessoa é PCD. O edital previa as políticas afirmativas tb em relação à equipe e não apenas à proponente”, explicou.

Divanize disse que entrou com recurso para que a informação seja corrigida. Em caso de o projeto seguir aprovado, se comprometeu a desistir da vaga.

“Hoje às 6h da manhã, a primeira coisa que eu fiz depois de acordar foi enviar um recurso pedindo para que isso seja revisto, para que eu não seja colocada na cota racial, e também para que sejam revistos outros quesitos da minha nota, aos quais apresentei meus argumentos. Então, vamos aguardar o resultado do recurso. Caso o meu recurso não seja aceito e eles me mantenham na cota racial, ainda que o edital contemple essa situação da equipe majoritariamente composta por pessoas negras, eu me comprometo publicamente a desistir da vaga.”

O edital

O edital Gambira, da Prefeitura de Cuiabá, selecionou projetos culturais que receberão recursos da Lei Paulo Gustavo, programa federal de fomento à cultura em homenagem ao humorista que morreu vítima da covid-19, em 2021.

A Prefeitura de Cuiabá tem disponível um montante de R$ 5.229.256,92, proveniente do superávit do Fundo Nacional da Cultura (FNC), para os projetos.

A Prefeitura é a responsável pela gestão dos procedimentos financeiros internos.

Veja os detalhes dos editais clicando neste link: https://lpgcuiaba.com.br/

Outro lado

O Portal entrou em contato com a Prefeitura de Cuiabá, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

edital gambira divanize carbonieri lei paulo gustavo

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?