ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Violência”

Assassino de Valdir Farinha havia sido preso por roubo há 5 meses

Valdir Aparecido Farinha, de 60 anos, foi assassinado a tiros depois de reagir a abordagem de bandido

14 fevereiro 2020

O assassino do empresário e presidente do Conselho de Segurança de Rondonópolis Valdir Aparecido Farinha, de 60 anos, havia sido preso há cerca de cinco meses por roubo, tráfico e associação criminosa.

Valdir foi assassinado a tiros após reagir a uma tentativa de roubo nesta quarta-feira (12), na frente da casa em que morava com a esposa, no Bairro Monte Líbano.

Imagens do circuito de monitoramento da residência da vítima registraram o crime, que ocorreu por volta das 20h40. Na ocasião quatro pessoas foram presas – dois homens e duas mulheres. Uma quinta pessoa segue sendo procurada.

Em entrevista ao Site nesta quinta-feira (13), o comandante da PM de Rondonópolis, tenente-coronel Gleber Candido, revelou que ele mesmo prendeu o assassino em setembro de 2019.

“Ele [o assassino] é maior de idade. Estava preso na [Penitenciária da] Mata Grande. Eu o prendi no ano passado, dia 4 de setembro de 2019, por roubo, associação criminosa e tráfico. Inclusive um que também foi preso ontem também estava com ele no dia [em setembro de 2019]. A mulher que a gente prendeu também estava. E no outro dia estavam todos soltos”, contou.

O oficial informou que acredita que os envolvidos no crime tinham a intenção de cometer um roubo à residência e o ladrão armado atirou em Valdir porque ele reagiu.

“Eles estavam esperando pra render e entrar na casa. A gente acredita que aquele primeiro [ladrão armado] iria render as quatro pessoas e entrar na casa. E aí os demais iriam entrar e roubar tudo que pudessem. Depois pegariam um dos carros e fugiriam. Porque nos roubos a residência, eles agem assim: um rende e os outros vêm e entram depois”.

“Mesmo porque os ladrões que foram presos não têm histórico de homicídios. Eles são ladrões e traficantes. Só que na hora em que ele enquadrou a vitima, ela reagiu e atirou. No próprio vídeo, você vê que ele confere para ver se Valdir caiu mesmo. Depois que ele vê que a vítima caiu, sai correndo igual a um doido. Se fosse um crime de mando, para executar, eu acredito que ele tinha finalizado e não saído correndo”, explicou.

Agora MT

Coronel Gleber Candido
O comandante do Batalhão da PM, em Rondonópolis, Gleber Cândido

Segundo a Polícia Militar, os quatro criminosos, após a tentativa fracassada de assalto, fugiram a pé e roubaram um GM Ônix durante a fuga. Todos negam que tenham envolvimento na morte do presidente da Conseg.

Entenda o caso

Segundo o boletim de ocorrência, o crime ocorreu no Bairro Jardim Monte Líbano, por volta das 20h40.

Uma das testemunhas relatou que o criminoso anunciou o assalto e que iria levar o carro. Neste momento, o empresário reagiu atirando.

De acordo com o BO, após o confronto, o criminoso e seus comparsas roubaram um veículo GM Ônix na frente de um hospital para fugir.

A dona do carro contou que foi abordada por uma mulher armada, após rendê-la o bando fugiu em alta velocidade.

Equipes da Força Tática foram acionadas e, durante rondas, encontraram o carro roubado próximo ao Jardim Primavera, onde houve a abordagem e a prisão da mulher e outros três comparsas.

Um dos criminosos estava ferido com um tiro nas costas. Ele foi socorrido e encaminhado para o hospital da cidade. O estado de saúde dele não foi informado.

Os outros três criminosos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Rondonópolis.

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?