O cacique indígena Nikaiti Mekranotire, de 76 anos, foi mais uma vítima da Covid-19 em Mato Grosso. Ele morreu nesta quarta-feira (26) devido às complicações da doença. Nikaiti é do etnia
Mebengôkre/Kayapó e residia na Aldeia Kororoti em Guarantã do Norte (a 710 km de Cuiabá). Foi a primeira morte registrada pela doença na aldeia.
O cacique chegou a ser atendido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do governo federal, na Unidade Básica de Saúde Indígena, que fica na sua própria aldeia, mas teve o quadro de saúde agravado e morreu.
A neta do cacique, Mayalú Txucarramãe, lamentou a morte do indígena por meio de uma publicação no Twitter. “Cacique tradicional, Nikaiti Mekranotire é mais uma vítima do COVID-19. É com imensa tristeza que recebemos essa terrível notícia. Perdemos uma enciclopédia Kayapó, um grande mestre”, escreveu a jovem.
Ainda na mesma rede social, diversos usuários lamentaram a morte do indígena e compartilharam a notícia. “Uma vida de ancião ou anciã indígena perdida é uma perda irreparável. Com ela se vai a história e a cultura, muitas vezes não documentadas. O Brasil vai sendo apagado”, disse um ativista.
“Mais uma liderança indígena vítima da Covid-19. Lamento muito. Que tristeza”, comentou uma outra internauta. “Que tristeza, meu Deus”, comentou uma usuária.
MT é o 2º estado com mais mortes de indígenas
Mato Grosso é o segundo estado com maior índice de povos indígenas mortos pela Covid-19. Segundo dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) o estado já concentra 118 óbitos em decorrência da doença.
Conforme APIB, as mortes foram registradas nas etnias Xavante, Kalapalo, kurâ Bakairi, Bororo-Boe, Umutina, Chiquitano, Kamayurá, Apyãwa Tapirapé, Paresi, Kaiabi, Rikbaktsa e Kuikuro.
O Amazonas foi o primeiro estado a ter a confirmação de indígenas contaminados e atualmente concentra o maior número de mortes sendo 190 vítimas e logo após, o estado do Pará, com 86 mortes registradas por coronavírus.
Dados da Covid-19 no estado
Mato Grosso registrou, nas últimas 24 horas, 1.763 novos casos e 39 mortes por Covid-19. Com isso, nesta terça-feira (25), o Estado atingiu 85.069 infectados pelo vírus e 2.653 vidas perdidas. De acordo com os dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), 64.842 pessoas já se recuperaram da doença e outras 17.622 continuam em monitoramento.
Cenário nacional
Até esta terça-feira (25), o Governo Federal confirmou 3.669.995 casos da Covid-19 no Brasil e 116.580 óbitos oriundos da Covid-19. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 114.744 óbitos e 115.309 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus