ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Violência”

CHUVA MATA 18 E DEIXA 72 CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NA BAHIA(VEJA VÍDEO)

Cerca de 4,2 mil pessoas estão desabrigadas e mais de 11,2 mil ficaram desalojadas. Pelo menos duas barragens se romperam no estado

26 Dezembro 2021O governador da Bahia, Rui Costa (PT), atualizou, neste domingo (26/12), o impacto dos temporais que afligem, principalmente, o sul e o sudoeste da Bahia. “Nós temos 37 cidades com várias comunidades embaixo d’água”, afirmou. Neste fim de semana, o número de mortos subiu para 18 no estado que tem 417 municípios. As tempestades afetam cerca de 400 mil pessoas. Pelo menos duas barragens se romperam.

O governador sobrevoou municípios atingidos e explicou que o aumento no número de cidades em situação de emergência se deu pela cheia de rios, que continuam a subir: “Embora a chuva tenha dado uma trégua, a água continua subindo muito naquelas cidades que estão abaixo de barragens, abaixo de rios”.

Neste domingo, Rui Costa decretou situação de emergência em mais 47 municípios. Com isso, já são 72 as cidades baianas nas quais os efeitos da chuva resultaram na medida.

De acordo com o coronel Jadson Almeida, assistente do comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, foram confirmadas 18 mortes decorrentes da chuva no estado. O 18º óbito é de um homem que foi levado pela correnteza em Aurelino Leal.

A vítima morreu afogada, após um cabo de aço que prendia sua balsa se romper.

A Prefeitura de Jussiape, município de pouco mais de 5 mil habitantes, anunciou neste domingo que uma barragem se rompeu. A gestão municipal pede que os moradores busquem lugares seguros para se abrigarem.

No sábado (25/12), foi a Prefeitura de Itambé, no sudoeste da Bahia, que alertou os moradores sobre o rompimento de barragem da região.

O número de pessoas atingidas chega a 380 mil. São moradores de 66 municípios, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado, Vitória da Conquista, Itambé, Itaquara e Itanhém.

O governador do estado aponta que a prioridade agora é resgatar as pessoas ilhadas, em locais de risco: “Neste momento, [vamos] salvar as pessoas com botes e helicópteros, e tirar as pessoas de cima dos telhados, de cima das casas, de pontos ilhados”.

Além da operação de resgate, “a outra linha é da assistência: garantir a cesta básica, colchão, agasalho”, disse Rui Costa.

Neste domingo (26/12), o ministro da Cidadania, João Roma, visita a região. Entre as ações anunciadas pelo governo federal, está o envio de combustíveis e aeronaves para auxiliar nos resgates.

Moradores do sul da Bahia enfrentam, desde novembro, chuvas muito fortes. O tempo até havia melhorado nas últimas semanas, mas voltou a fechar neste Natal, causando uma situação de calamidade que levou ferrenhos adversários políticos a sentar na mesma mesa (ainda que de forma virtual) para buscar soluções emergenciais.

 

 

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?