ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Violência”

CIDADE DE MATO GROSSO DENUNCIA 3 POR TOMAR VÁRIAS DOSES DA VACINA

São pessoas que se vacinaram em outras cidades e depois voltaram a tomar a 1ª dose em Lucas, onde moram

28 Julho 2021

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai notificar ao Ministério Público Estadual (MPE) sobre os casos de três moradores que decidiram por conta própria tomar mais de uma vez a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Em Lucas do Rio Verde, quase 9 mil moradores foram vacinados nesta semana.

Conforme a Secretaria de Saúde, após a finalização dos lançamentos no sistema foram detectados três casos de pessoas que tinham tomado uma primeira dose em outras cidades da região e em Cuiabá. Mesmo assim, elas compareceram no município de Lucas do Rio Verde após a convocação relativa à faixa etária e receberam vacina de outra fabricante. Anteriormente, essas pessoas tinham recedido a primeira dose de outra vacina.

De acordo com a Prefeitura, o sistema do cadastro da vacinação é único e integrado no Brasil inteiro. Explica que apesar do processo nas campanhas de vacinação ser assinado manualmente, as informações são lançadas em um sistema unificado de forma nacional, o que torna possível o descobrimento de “manobras” e duplicações do recebimento de doses na vacinação no Município.

“Pessoas que, por qualquer motivo, tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em outro município já constam nesse cadastro de pessoas imunizadas e não deveriam receber a primeira dose novamente em Lucas do Rio Verde”, diz a publicação no site da Prefeitura.

Os nomes dos burladores da fila da vacina serão encaminhados ao Ministério Público que, após investigação, poderá denunciá-los por fraude e dano moral coletivo.

“É importante ressaltar que, caso a pessoa já tenha recebido alguma dose da vacina contra a Covid-19, seja por ter comorbidades ou por qualquer outro grupo prioritário, não deve tomar a vacina novamente agora que atingiu a faixa etária que está sendo convocada. Ao tomar novamente a primeira dose, apenas porque você decidiu escolher uma nova marca de vacina para tomar, além de causar possíveis reações entre dois imunizantes diferentes, você toma o lugar de outra pessoa na fila da vacinação”, diz o comunicado.

“Seja consciente. Respeite os demais e aguarde sua vez. E quando ela chegar, não escolha a vacina, pois todas as vacinas aplicadas no Brasil são testadas e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, finaliza a nota da Prefeitura.

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?