20 Agosto 2020
Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) deve registrar baixíssimas temperaturas no fim de semana, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe. Termômetros podem marcar 0ºC no sábado (22), com máxima de apenas 23ºC.
Na Capital, a previsão desta sexta (20) é de mínima de 13°C e máxima de 34°C, uma queda brusca de temperatura, já que na última terça (18) o calor bateu recorde e os termômetros chegaram a marcar 41°C.
No sábado (21), a mínina para Cuiabá apontada pelo Inpe é de 11ºC e no domingo (22) 12ºC, porém, ao longo do dia, o calor deve atingir a marca de 37ºC. Na segunda (23), voltam os 40ºC.
Uma coisa que não muda, nesta virada radical climática, é a seca extrema. O Inpe não prevê chuvas para a região metropolitana e segue a estiagem. No entanto, a umidade relativa do ar pode subir para 85%, superando, em muito, a marca de 20% dos últimos dias.
Outras cidades
Em Cáceres, a mínima prevista no sábado (22) é de 5°C e a máxima de 26ºC. No domingo (23), a mínima será de 10°C com máxima de 34°C. Em Poconé, município bastante prejudicado com os incêndios, deve ter mínima de 7ºC na sexta, e máxima de 27ºC. Já no domingo, a cidade terá mínima de 11ºC e calor de até 35ºC, com apenas 5% de chances de chuvas nos dois dias.
Em Sinop, a massa de ar fria pode chegar a 3ºC na sexta (21), com máxima prevista de 30ºC. No sábado (23), o município deve registrar mínima de 14ºC e máxima de 35º. Rondonópolis deve registrar mínima de 7ºC na sexta, e máxima de 27ºC. No sábado, mínima de 4º e máxima de 28ºC.
Massa de frio da Antártida
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda brusca de temperatura se deve a uma massa de ar frio vindo da Antártida. Ela chega ao país na quarta (19), e favorecerá as baixas temperaturas. “A partir do dia 21, o frio avança sobre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás e sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e chega também a Rondônia, fazendo com que as temperaturas caiam acentuadamente nestes estados”, diz em boletim.