11 Maio 2020
A compra de 22 respiradores falsos feita pela Prefeitura de Rondonópolis repercutiu nacionalmente e foi um dos destaques do quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, do programa Fantástico, da Rede Globo, no domingo (10).
A reportagem contou sobre as investigações que também acontece em outros estados sobre suspeitas de superfaturamento na compra de respiradores e equipamentos fundamentais ao combate da covid-19 (novo coronavírus).
O Fantástico destacou que a prefeitura comprou gato por lebre ao achar que estava adquirindo 22 respiradores para atender a população no período de pandemia, mas recebeu monitores. O delegado responsável pela investigação, Santiago Rozendo, disse que a falsificação foi muito bem feita. Ele destacou que os servidores desconfiaram da fraude pelo peso dos produtos e abriram as caixas para testar os respiradores.
À reportagem, a defesa do vendedor dos equipamentos, Ramos de Faria, disse que ele foi vítima de um golpe e que apresentaria documentos e a comprovação do pagamento para serem juntados no processo. Destacam que ele dispõe a devolver os valores. O vendedor está preso em Rondonópolis.
A prefeitura comentou que ainda não conseguiu encontrar respiradores para efetuar a compra.