CUIABÁ VENCE O FORTALEZA NA ARENA E DEIXA ZONA DA DEGOLA DO BRASILEIRÃO
Com o triunfo, o time comandado pelo técnico Jorginho chega aos 46 pontos, sai da zona de rebaixamento e fica a um empate de se manter na série A
07 Dezembro 2021
Em uma Arena Pantanal pulsando, o torcedor do Cuiabá não parou de cantar um minuto na vitória do time sobre o Fortaleza por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (6). O único gol da partida foi marcado pelo artilheitro do clube na temporada, Elton. O camisa 9 mostrou oportunismo e guardou a bola na rede em cobrança de pênalti.
Com o triunfo, o time comandado pelo técnico Jorginho chega aos 46 pontos, sai da zona de rebaixamento e fica a um empate na última rodada para permanecer na elite do futebol brasileiro. Outra alternativa é torcer por tropeços de Bahia e Juventude – o Tricolor de Aço visita o Fortaleza e o Juventude recebe o Corinthians.
Jogo
Precisando do resultado e exclusivamente dos três pontos, os jogadores do Cuiabá começaram a partida a 220 volts. Demonstraram bastante entrega nas divididas e corriam até o fim para recuperar a bola.
E foi na disposição de Felipe Marques que o Dourado conseguiu abrir o placar. Aos 8 minutos, o atacante chegou antes na bola e foi atropelado dentro da área. O árbitro Héber Roberto Lopes nem exitou e assinou a penalidade. Elton foi para batida e converteu: Cuiabá 1 a 0 Fortaleza.
Após o tento, o Cuiabá continuou com a mesma postura, subiu as linhas e pressionou os homens de defesa do Fortaleza.
O Cuiabá teve a chance ampliar o placar com Elton, mas o artilheiro pegou na bola. Em cobrança de escanteio de Pepê, a bola viajou toda área e parou nos pés de Felipe Marques. O camisa 11 rolou no pé de Max, que cruzou para área, mas o camisa 9 pegou de raspão e mandou a bola à esquerda do gol.
Ao passar do tempo, o ritmo do jogo caiu e o Cuiabá só fazia o tempo correr. O Fortaleza, por sua vez, com time misto e sem muitas pretensões no campeonato, já que garantiu vaga na Libertadores de forma antecipada, fez um primeiro tempo muito aquém das últimas atuações e terminou a etapa final sem finalizar sequer uma vez no gol de Walter.
Na volta do intervalo, o técnico Jorginho tirou Paulão, que já havia recebido cartão amarelo, e colocou Marlon para fazer dupla com Alan Empereur.
Por outro lado, as mudanças do técnico Vojvoda fizeram efeito e o time cearense passou a produzir mais ofensivamente. O Leão não havia finalizado nenhuma vez na primeira etapa, mas, em compensação, na segunda, a equipe chegava com facilidade e dava trabalho ao goleiro Walter.
Na casa dos 31 minutos, Jorginho fechou a casinha, colocou o zagueiro Anderson Conceição no lugar do lateral-direito e passou a jogar com três defensores. Então, a partida se configurou ataque contra defesa.
Determinados e obcecados por apenas um resultado na noite desta segunda-feira, o Dourado conseguiu suportar a pressão do time cearense e conquistou sua décima vitória no Brasileirão, quiçá a mais importante, que pode colocar o representante mato-grossense em mais uma temporada na elite do futebol brasileiro.
Agenda
As duas equipes voltam a campo na quinta-feira (9), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Dourado vai até a Baixada Santista visitar o Santos, na Vila Belmiro, às 20h30 (de MT). Já o Fortaleza recebe o Bahia, na despedida da Arena Castelão em 2021. O duelo acontece também às 20h30 (de MT).