DEPUTADO CLAUDINEI VISITA A 2ª COMPANHIA DA PM DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM RONDONÓPOLIS
A polícia ambiental realiza o resgate, salvamento e soltura dos animais identificados em áreas atingidas por incêndios florestais
06 Outubro 2020
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) esteve na sede da 2ª Companhia da Polícia Militar de Proteção Ambiental, em Rondonópolis (MT), na última quinta-feira (1), para conhecer a sede e obter informações sobre a atuação da instituição para atender os animais atingidos pelas queimadas. A unidade atende 25 municípios pertencentes à região sul de Mato Grosso que abrangem os biomas do cerrado e pantanal.
A Companhia pertence ao Batalhão de Polícia de Proteção Ambiental (BPMPA) do Comando Especializado, em Cuiabá (MT). “Estamos recebendo muitas demandas da população de Rondonópolis e região, em relação às queimadas. Sabemos que além do impacto ambiental com a fauna e flora, também há os danos com a saúde pública. Afinal, as queimadas podem causar doenças respiratórias”, comenta Claudinei.
Além de animais morrerem nos incêndios florestais, eles ficam machucados ou ficam sem alimentação, explica o parlamentar, que considera a importância dos trabalhos da polícia militar na soma para a sobrevivência das espécies da fauna existentes na região. “Realmente, aqui, os policiais desenvolvem um trabalho importante, em que as equipes deixam alimentos nas margens dos rios. Infelizmente, a degradação ambiental só gerou prejuízos”, lamenta o deputado.
Nesta visita à Companhia, Claudinei se inteirou que os policiais ambientais já conduziram o transporte de alimentos e água para os animais das regiões do Pantanal, rio Itiquira, Poxoréu e Parque Dom Osório Stoffel. “Eles contam também com importantes parcerias como Ministério Público Estadual, Secretarias municipais e do Estado, Juvam do Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis e da sociedade civil organizada. Muito interessante, pois todos lutando em prol do meio ambiente”, salienta.
“Eles fazem o tratamento devido aos animais para devolvê-los para o hábitat natural. Já as espécies mais complexas, são conduzidas para Cuiabá e, assim, vão receber a devida assistência já que conta com um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)”, explica o parlamentar.
Estrutura
Na oportunidade, ele conheceu toda a estrutura física da unidade que foi construída com o apoio do Ministério Público Estadual que concedeu recursos por meio de transações penais. Também, identificou a necessidade de aumento de efetivo na instituição que conta com 32 servidores. “Essa situação de falta de efetivo é uma questão que atinge várias instituições de segurança pública. Estamos deparando com isso e, claro, buscando articular com o governo estadual para chegarmos há soluções”, pontua o parlamentar.
A 2ª Companhia da Polícia Militar de Proteção Ambiental atende regiões de fronteiras nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Dentre os municípios que contam com a presença dos trabalhos da unidade estão Paranatinga, distritos de Santiago do Norte e Gaúcha do Norte, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Jaciara, Campo Verde e Dom Aquino.
Informações:
Samantha dos Anjos – Assessoria de Imprensa
(65) 99639 9715