DIA DO ESTUDANTE:AUMENTA A QUANTIDADE DE ALUNOS NO ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Entre 2011 e 2021, o número de ingressos nos cursos a distância aumentou 474,0%
10 Agosto 2023
Campo Grande, agosto de 2023 – Segundo o último Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação, houve um aumento significativo no volume de ingressos em 2021 na modalidade a distância, sendo que na modalidade presencial houve uma queda. Entre 2020 e 2021, a modalidade a distância teve uma variação positiva de 23,3%; já nos cursos presenciais houve um decréscimo de -16,5%. Com relação às instituições privadas, a quantidade de matrículas EaD atinge 51%, superando o número de matrículas presenciais.
Esse aumento pode ser creditado à pandemia da Covid, que impulsionou as atividades pela internet, quando a população precisou se adaptar às medidas de segurança durante a quarentena. Porém, quando se expande o histórico de matrículas para 10 anos, o índice revela uma tendência ainda mais consistente. Entre 2011 e 2021, o número de ingressos variou negativamente (-23,4%) nos cursos de graduação presencial; nos cursos a distância aumentou 474,0%; a participação percentual dos ingressantes em cursos de graduação a distância em 2011 era de 18,4%; essa participação, em 2021, foi de 62,8%.
Em alusão ao Dia do Estudante, comemorado nesta sexta (11), a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Novoeste, Maria Aparecida Canale, comenta essa configuração que se desenha para um Ensino Superior mais dinâmico e tecnológico. De acordo com a professora, a flexibilidade de horários dos estudos e dispensa de locomoção são apenas alguns dos benefícios que o estudante do ensino a distância considera ao ingressar no curso.
“Ao longo dos últimos anos, o perfil do estudante sofreu mudanças. Se antes, muitos deles se dedicavam exclusivamente aos estudos, hoje temos um aluno mais dinâmico nas suas atividades, que consegue equilibrar sua jornada diária entre trabalho e estudos. Para esse estudante, o ensino a distância certamente é uma opção viável”, afirma. Outros aspectos são considerados, como a economia de tempo e dinheiro, maior autonomia nos estudos e adaptação às novas tecnologias.
O ensino a distância ainda permite que mais pessoas consigam ter acesso à educação. “Quando olhamos para nossas salas de aula virtuais enxergamos a diversidade de pessoas, de várias idades, com suas experiências, compartilhando a busca pelo diploma de ensino superior. Há gente de todo o Brasil, desde aqueles desejam empreender, passar em um concurso público ou assumir um cargo na iniciativa privada. Cada um com seu objetivo, mas todos com o mesmo propósito de adquirir conhecimento”, enfatiza a coordenadora.
De acordo com a professora, um dos mitos do ensino a distância é a de que não há oportunidade de trocar experiências e se conectar com outras pessoas. “Assim como o perfil do estudante vem sofrendo mudanças, a forma de se ensinar também passa por transformações. Hoje, contamos com plataformas de ensino muito mais modernas e interativas, que facilitam o aprendizado e estimulam o aluno a seguir sua jornada de estudos com muito mais disciplina e organização. Há múltiplas possibilidades de interação, como nas aulas ao vivo e no suporte oferecido aos alunos para orientação”, esclarece a docente. “Em contato com pessoas de várias partes do Brasil vêm junto novas possibilidades e pontos de vista, com uma rica diversidade de mercado e de culturas”, complementa.
Walkiria Gonçalves, 47 anos, cursa o 3º semestre de Administração EaD na Faculdade Novoeste. Essa é a segunda graduação da estudante que já cursou, também a distância, o curso de Serviço Social. Atuando na área administrativa há 10 anos, Walkiria buscou formação superior para adquirir mais conhecimento e escolheu a modalidade EaD justamente pela comodidade. “Eu faço meu horário conforme minha disponibilidade e em local reservado, pois acesso as aulas de dentro da minha casa. Tenho a flexibilidade de estudar aos finais de semana e feriados”, conta.
Disciplina é um dos segredos da estudante para assistir aulas, participar e ficar em dia com as atividades propostas no curso. “Eu me considero bastante disciplinada, porque o ensino é o mesmo como se eu estivesse dentro da sala de aula, e para ter o mesmo desempenho eu sei que preciso fazer minha parte. O EaD permite essa versatilidade em que você consegue estudar da forma que preferir, fazendo no seu tempo e disponibilidade. É uma modalidade que me identifico e incentivo outras pessoas a fazerem também”, finaliza Walkiria.
O curso de Administração EaD ocupa a segunda colocação entre os cursos mais buscados entre os estudantes no país, com quase 350 mil ingressantes na rede privada. Uma das características dessa formação superior é a versatilidade de atuação, já que o caráter generalista do curso propicia a possibilidade de atuar em vários espaços empresariais como: organização de recursos humanos, materiais e financeiros, marketing, empreendedorismo, mercado de investimentos e desenvolvimento de estratégias para o mercado globalizado.
Faculdade Novoeste – A Faculdade NOVOESTE está localizada em Campo Grande, MS. Foi credenciada no MEC em 2017, e conta com mais de 150 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. É pioneira no Estado ao oferecer o curso de graduação em Administração – nas modalidades 100% presencial e EAD –, com aulas de inglês em todo o curso e a disciplina de Felicidade como obrigatória no currículo da modalidade presencial. Saiba mais https://www.novoeste.edu.br/.