ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Violência”

EM RONDONÓPOLIS ANTES DE TERMINAR PRIORITÁRIOS,CIDADE LIBERA VACINAS PARA PESSOAS COM 59 ANOS

Presidente do Cosems alerta que ampliação pode ocasionar falta de 2ª dose; gestão ressalta ter autonomia

12 Maio 2021

Pessoas sem comorbidades com 59 anos começam a ser vacinadas contra a Covid-19 em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) nesta sexta (14). Decisão do Executivo contraria à recomendação do Ministério da Saúde, que definiu grupos prioritários a serem imunizados contra o vírus antes da abertura para a população em geral.

Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Antonio Norberto Felipe, avalia que o adiantamento da vacinação das pessoas que não são consideradas como grupo de risco podem acarretar insegurança no calendário vacinal e possível falta de vacinas para  2ª dose.

“A partir do momento que você não consegue seguir o plano, existe o problema de que pode faltar doses. Então, pode ser que não seja possível fechar o ciclo da vacinação, de duas doses. Ao invés de ajudar a população, você está prejudicando”, alerta

“É possível vacinar com a primeira dose e não ter certeza da segunda, então é muito complicado. Não é por falta de orientação. Temos orientados incansavelmente todos os municípios para que sigam o plano nacional. É notório que temos uma instabilidade na entrega das vacinas pelo Ministério da Saúde”, complementou.

Procurada, a prefeitura alega que o Ministério da Saúde deu autonomia aos Estados e municípios para montar seu próprio esquema de vacinação e “dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas”.

Conforme ranking da vacinação, divulgado pelo Governo do Estado nesta terça (11), Rondonópolis recebeu, até agora, 65,1 mil doses para serem aplicadas em 1ª e 2ª dose. Dessas, 46,2 mil foram aplicadas, o que corresponde a 71% das recebidas.

Outros grupos

Município também anunciou a retomada da vacinação em 2ª dose da Coronavac para idosos com 70 anos ou mais. Processo estava paralisado em decorrência da falta do imunizante. Devem procurar a Escola Estadual Pindorama das 8h às 11h para mulheres e das 13h às 17h para os homens.

Poderão se vacinar com a primeira dose também as pessoas com 40 anos ou mais com comorbidades, pacientes oncológicos, garis (independente da idade) e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Esse público poderá procurar um dos seguintes locais de vacinação: Centro Cultural José Sobrinho e os postos de saúde Paineiras, Dom Osório, Padre Miguel, Pedra 90, Morumbi, Serra Dourada, Itamaraty, André Maggi e Cohab, e no Estádio Municipal Luthero Lopes (sistema drive thru). O atendimento nos locais de vacinação será das 8h às 11h para mulheres e das 13h às 17h para os homens.

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?