05 Janeiro 2023
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (220 km de Cuiabá) reabriu 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz, conhecido como Hospital de Retaguarda da Covid-19, para atender exclusivamente pacientes moradores da cidade com quadro grave da doença. Além das UTIs, foram reabertos nove leitos de enfermaria, também exclusivos para internações em decorrência da covid-19.
Conforme a nota emitida pela Pasta, o crescente aumento nos números de casos e internações de moradores locais com covid-19 fez com que optasse por reabrir os leitos, que passam, então, a funcionar exclusivamente para tratamento da doença.
De acordo com a diretora geral da Rede Hospitalar, Urgência e Emergência do Município, Cláudia Regina Wandeveld, os leitos da unidade estavam funcionando para pacientes com outras doenças. A partir de agora, passam a receber pacientes residentes em Rondonópolis diagnosticados com covid-19, caso necessitam de internação.
“A medida de reabertura foi tomada para atender pacientes locais, para que não precisem ser transferidos para Cuiabá”, explica a diretora.
Cláudia diz que, atualmente, a referência para internações de pacientes com coronavírus moradores de Rondonópolis é o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, gerido pela Secretaria de Estado e Saúde (SES-MT), e nem sempre há vagas disponíveis quando necessário.
Segundo ela, apesar da alta no número de casos da doença na cidade nas últimas semanas, a maior parte dos infectados não apresenta gravidade, sendo tratada como casos clínicos, com acompanhamento domiciliar.
Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Saúde, na cidade há oito pacientes internados em decorrência da covid-19, destes, três estão no Hospital de Retaguarda. Outras 177 pessoas seguem em tratamento domiciliar.