22 março 2020
Paula Medeiros teve uma surpresa chocante ao visitar o pai no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Ao abaixar para beijar o rosto do paciente, João Batista Bezerra de Lima, 79, viu larvas saindo das narinas no idoso. Quando a sonda que o alimenta foi retirada, os vermes apareceram ainda mais. O homem é morador de Juruena (880 km ao Norte) e está no hospital desde o dia 4 de março. Prefeitura encaminhou nota de esclarecimento após divulgação da reportagem.
No HGU, ele amputou parte da perna esquerda e teve alta médica. Durante todo esse tempo, a filha acompanhou o pai, mas precisou se ausentar por alguns dias e um cuidador ficou com o paciente. Nesse meio tempo, ele teve alta, mesmo debilitado, e foi levado para uma casa de amparo. Do abrigo, retornou para Juruena. O homem chegou ao hospital da cidade vomitando e evacuando sangue. Não conseguia comer nada que vomitava.
Na véspera da quarta-feira de cinzas ele foi trazido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pronto Socorro e colocado em coma induzido. Quadro em que se encontra até hoje.
“Quando cheguei, fui dar um beijo no meu pai e vi as larvas saindo no nariz do meu pai. Na hora eu dei um grito dentro da UTI. Nessa hora as enfermeiras falaram que depois da visita iriam limpar, eu falei que não. Tinha que limpar meu pai agora. Pedi uma gaze e eu mesma tirei o bicho do meu pai. Os bichos estavam matando meu pai. Era um monte”, contou a filha.
A mulher conta que o pessoal da UTI limpou e quando tirou a sonda saíram ainda mais vermes. “Saiu um monte”, enfatiza a mulher. Nesse momento mandaram que Paula saísse do local.
“Todo mundo viu a hora que eu fiz o escândalo. Falo isso, não só pelo meu pai, mas por tantas pessoas que passam ali. O juramento deles é de cuidar de uma pessoa, independente de quem seja”, destaca.
Outro lado
Tão logo recebeu a denúncia, o Site procurou a Prefeitura de Cuiabá, mas até a publicação da matéria não havia encaminhado resposta sobre o fato denunciado pela filha do paciente. O pedido de resposta foi feito há pelo menos 3 horas.
Nota de esclarecimento
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o paciente deu entrada na rede municipal na data de 3 de março de 2020, apresentando quadro de miíase nasal. Esclarece que o paciente já foi submetido a dois procedimentos para remoção das larvas na cavidade nasal.