25 março 2020
Um idoso de 67 anos morreu de insuficiência respiratória, na madrugada desta quarta-feira (24). A vítima morava em um zona rural da cidade de Rondonópolis.
As informações são do site RD News.
Vale ressaltar que a falta de ar agravada é um dos sintomas da COVID-19, causada pelo coronavírus. De acordo com informações, foi colhido material para a realização de um exame no laboratório de referência, o Lacen, e posterior confirmação ou descarte da doença.
Nos últimos dias, o idoso preocupado com a pandemia, foi até a uma atacadista da cidade, para fazer compras, com o objetivo de abastecer seu estoque e não precisar voltar a cidade para fazer compras, evitando os riscos de ser infectado.
Logo após chegar em casa, aproximadamente dois dias depois, os primeiros sintomas surgiram.
O idoso procurou a UPA e, assim que avaliado, foi colocado em isolamento e entubado, já com o quadro agravado.
Na tarde de terça-feira (24), ele foi encaminhado ao Hospital Regional, no entanto, não resistiu e morreu na madrugada de hoje.
As informações são de que ele teve parada cardiorrespiratória.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde disse não estar ciente do fato. Contudo, informações exclusivas obtidas pelo site Rd News, confirmam que o idoso apresentava todos os sintomas da infecção que assusta o mundo, que inclusive chegou à unidade Regional com febre superior a 40°C e um quadro de pneumonia aguda, característico da doença.
Além disso, o teste para confirmar a infecção pelo coronavírus foi realizado no idoso, pos mortem, ou seja, depois da morte, e encaminhado para análise.
Por falta de ambulância com equipamentos de ventilação para atender o translado do homem, entre as unidades, o atendimento foi feito por uma ambulância do Corpo de Bombeiros, que possuía os ventiladores para mantê-lo entubado durante o trajeto.
SES
Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que as informações em tempo real devem ser buscadas nos municípios, pois a pasta aguarda os boletins repassados pelos setores de Vigilância em cada cidade. A Saúde municipal confirmou a morte do idoso nesta madrugada. O laudo do exame deve ficar pronto em aproximadamente 7 dias.