11/12/2023
Em um evento que marcou a retomada da unidade da JBS em Diamantino (MT), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro chamou a atenção para a decisão da empresa de não demitir os funcionários durante o tempo em que a fábrica ficou fechada. “Em um momento difícil após o incêndio, ocorrido em junho deste ano, nós já tivemos uma notícia boa, que foi a de não demitir os colaboradores.
Só quem teve a oportunidade de acompanhar o primeiro dia de operação pôde ver a felicidade daqueles trabalhadores de estarem retomando seu posto de trabalho. A segunda boa notícia foi que, além desses quase 1300 colaboradores, a empresa fez em tempo recorde os investimentos e gerou mais 400 empregos”, afirmou.
A iniciativa contou ainda com a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
“Com investimentos iniciais de R$ 300 milhões, a unidade, que passa a operar com capacidade inicial de processamento de 600 cabeças de gado por dia, chegando a 1.800 nas próximas semanas, vai contar com tudo o que há de melhor em tecnologia, equipamentos e estrutura, nessa que será a nossa maior planta no Brasil e a maior de bovinos da América Latina”.
Renato Costa, presidente da Friboi
“Esse investimento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das regiões em que operamos. Só no estado do Mato Grosso, já empregamos mais de 9.500 pessoas”, diz Gilberto Xandó, CEO da JBS Brasil.
Diamantino contará também com apoio em atividades complementares de duas unidades da Friboi: as plantas de Barra do Garças (MT) e Campo Grande (MS).
“Essa primeira etapa concluída já é bastante importante e em breve devemos finalizar também a segunda, com a desossa e as demais linhas da unidade. Assim, vamos entregar tudo o que nos comprometemos”.
Renato Costa, presidente da Friboi
Além de equipamentos com tecnologia de ponta, a unidade retoma sua operação com estrutura para ampliar em 2,4 vezes o volume de processamento de bovinos em relação à capacidade anterior. Também está preparada para o atendimento das principais exigências dos mercados internacionais, incluindo o processamento halal.
Pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) mensurou os impactos positivos da JBS na geração de empregos e de renda no Brasil. Segundo o estudo, a companhia e as cadeias produtivas ligadas a ela no Brasil movimentaram, em 2021, o equivalente a 2,1% do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuíram para a geração de 2,73% dos empregos do país.
“Estamos vendo a plena recuperação dessa unidade, mostrando a força do grupo JBS e o compromisso deles com a região. Quando estiver operando com toda a capacidade, será a maior unidade do Brasil, contribuindo muito para o escoamento dessa grande capacidade agropecuária do Mato Grosso”, declarou o governador do estado, Mauro Mendes.
De acordo com Renato Costa, a unidade de Diamantino exerce um papel fundamental na estratégia de crescimento da empresa, já que fornece produtos para os principais mercados atendidos pela empresa, incluindo as linhas mais exigentes do portfólio da Friboi.
Com a conclusão das obras de ampliação da planta, em 2024, a unidade de Diamantino da Friboi vai dispor de estruturas inéditas, como um novo túnel de congelamento, um parque ampliado de embalamento de produtos a vácuo e uma área exclusiva para futura instalações de linhas específicas para produção de cortes bovinos porcionados.