MARILDES PROPÕE NA CÂMARA A SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DISLEXIA
A semana vai além e pretende também promover atividades que visam o ampliar o conhecimento e a sensibilização sobre a dislexia, como por exemplo, organização de palestras, seminários e atividades lúdicas.
30 Junho 2021
A Câmara de Vereadores de Rondonópolis começa a analisar na sessão desta quarta-feira (30), o projeto de Lei da vereadora Marildes Ferreira (PSB) que institui em Rondonópolis a Semana Municipal de Conscientização sobre Dislexia.
A semana, em tese, será entre os dias 12 a 15 de outubro e neste período, o Poder Público vai orientar a respeito do diagnóstico e sobre o adequado tratamento, além de encaminhar os casos diagnosticados para tratamento especializado. “É muito importante que as pessoas identifiquem esse problema e busquem tratamento adequado, essa semana vai ajudar também neste sentido”, disse a vereadora.
A semana vai além e pretende também promover atividades que visam o ampliar o conhecimento e a sensibilização sobre a dislexia, como por exemplo, organização de palestras, seminários e atividades lúdicas. O projeto ainda autoriza a iniciativa privada a participar através de patrocínio para divulgação e outros meios necessários.
Na justificativa, a vereadora Marildes apresenta dados importantes da Associação Brasileira de Dislexia, que mostra que o transtorno pode atingir até 47% da população.
A dislexia é a perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais.