Ícone do site Olho Vivo Mato Grosso

MEDICAMENTOS VENCIDOS SÃO ENCONTRADOS NA FARMÁCIA E EM ALMOXARIFADOS DA PREFEITURA

02 Fevereiro 2021

Remédios de vários tipos, muitos ainda em caixas lacradas foram encontrados na farmácia municipal em Tesouro com data de validade vencidas. Os medicamentos foram retirados do estoque regular pelo Farmacêutico Paulo de Tarso Santos Lima Júnior, no início do mês de janeiro (01/2021).

Os medicamentos fora da data de validade são alguns de uso contínuo, anti-inflamatório, antibióticos, solução anestésica e antitérmico. Remédios vencidos que inviabiliza a distribuição para a população, e consequentemente é um desperdício do dinheiro público.

“Como eu já tenho experiência em trabalhar em farmácia, eu sei como é feito o controle desses medicamentos e é preciso separá-los com 30 dias antes do vencimento. E quando eu cheguei aqui, comecei a olhar a validade das medicações, se tinha algum próximo do vencimento para ter um controle, e vistoriando encontrei alguns vencidos, que estavam dentro do armário, outros na prateleira, e por ter uns, eu vistoriei todos e retirei para a empresa terceirizada fazer o recolhimento, ” disse o farmacêutico.

Medicamentos estragados, tem seu estado normal alterado, tornam-se inativos ou nocivos à saúde, porém, segundo o Farmacêutico, uma paciente que não quis ter seu nome revelado, contou a ele que no fim do ano passado recebeu os medicamentos pela farmácia municipal, e só quando chegou em casa é que notou que estavam fora da data da validade.

“Teve uma paciente que veio aqui reclamar comigo que tinham dispensado para ela a medicação vencida, que inclusive tentaram recortar a validade da medicação da cartela, e isso é um perigo para a saúde do paciente, porque se tem o controle de qualidade nas medicações e tem a validade, a gente tem que seguir de acordo com o que a indústria farmacêutica determina, ” relatou Paulo Júnior.

De acordo com o Farmacêutico, todo o mês fará uma vistoria para não deixar vencer os medicamentos, e aqueles que estiverem com prazo de vencimento dentro de 30 dias irá segregar, e assim não corre o risco de dispensar o medicamento fora da data de validade e que irão vencer ainda dentro do prazo do tratamento dos pacientes.

Se não bastasse os remédios vencidos desde o mês de outubro na farmácia do município, em faxina no almoxarifado da Prefeitura Municipal de Tesouro, também foram encontrados medicamentos como antidepressivos e antibióticos vencidos desde o ano de 2018. O que ninguém sabe, é o porquê esses remédios estavam no almoxarifado do Paço Municipal, e não no estoque da farmácia, e até mesmo dispensados através da empresa responsável que vem a cada dois meses no município recolher.

Todos os medicamentos vencidos já foram recolhidos pela empresa responsável para a dispensação correta dos remédios.

Comentários
Sair da versão mobile