21/09/2024
O Ministério da Educação (MEC) trabalha uma proposta para proibir o uso de telefones celulares nas salas de aula das escolas do país. Sem apontar mais detalhes, a pasta federal informou em nota que o tema será tratado por meio de um projeto de lei.
A expectativa do ministério é enviar o texto ao Legislativo no próximo mês. Informações sobre os ambientes das escolas com banimento aos aparelhos e quais instituições seriam abrangidas — de ensino fundamental e médio, por exemplo —, ainda não foram apresentadas pela pasta.
O estudo TIC Educação 2023, divulgado no mês passado, aponta que 64% das escolas de ensino fundamental e médio do Brasil já implementaram restrições aos aparelhos. Entre os colégios que atendem crianças menores, a proibição dos dispositivos aumentou de 32% em 2020 para 42% no ano passado.
Ainda segundo o levantamento, a extinção dos aparelhos em escolas de ensino médio existe em apenas 8% das instituições pesquisadas. A pesquisa foi feita em 3 mil escolas públicas e particulares de todo o país.
As restrições de acesso não abrangem o uso de tecnologias nas salas de aula — 92% dos colégios de ensino fundamental e médio têm internet, proporção que era de 82% há três anos. A tendência, inclusive, é de crescimento da presença de rede em escolas com maiores dificuldades de conectividade. Nas instituições rurais, a taxa passou de 52%, em 2020, para 81%, em 2023; nas cidades, número cresceu de 71% para 89%.
Há, ainda, colégios que restringem o uso do celular e limitam o acesso à internet de estudantes. Das escolas de ensino fundamental e médio com wi-fi, 58% tem redes com senhas, resultado que foi de 48% em 2020. Em 26% dessas instituições, a conexão é livre para os alunos, dado que ficou em 35% há três anos.
Apoio às restrições
A limitação do uso do celular dentro da sala de aula tem o apoio de mais de 70% dos pais, segundo pesquisa de agosto do Instituto Real Time Big Data para o Fala Brasil. As entrevistas foram feitas em todo o Brasil. Apenas 24% pensam que o celular pode fazer parte da vida escolar dos estudantes. Em relação ao potencial educativo dos aparelhos nas aulas, 30% afirmaram que pode ser uma ferramenta útil; entre os jovens pais (18 a 24 anos), esse percentual sobe para 40%.
O estudo mostra, ainda, que 72% acreditam que o uso do celular distrai os alunos e apenas 19% concordam com a proibição total do aparelho nas instituições educacionais. Quase 80% conversam com os filhos sobre o uso consciente do dispositivo nas escolas; entretanto, cerca de 40% não controlam quanto tempo as crianças passam em frente às telas.
A especialista consultada afirma que é importante estabelecer limites rigorosos para evitar problemas como dificuldades na aprendizagem e questões sociais entre crianças devido ao excesso no uso das telas.
Ao todo, 72% dos pesquisados já participaram de reuniões escolares discutindo a presença do celular nas aulas e 87% consideram essencial ensinar aos alunos sobre seu uso seguro na escola. A responsabilidade pela orientação cabe tanto à escola quanto aos pais.