MT tem 41 pessoas infectadas após aumento de 46% no número de casos
O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontou que Mato Grosso sofreu uma elevação de 46% no número de casos de contágio pela Covid-19
03 abril 2020
O boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontou que Mato Grosso sofreu uma elevação de 46% no número de casos de contágio pela Covid-19, o coronavírus, nesta quinta-feira (02). Com a divulgação dos dados atualizados, Mato Grosso passa a registrar 41 infectados pelo vírus – 13 casos a mais em relação ao último levantamento da pasta.
Orna Wachman/Pixabay
Ainda segundo a SES, também são monitorados no estado outros 297 pacientes que apresentaram sintomas de síndrome respiratória aguda grave, a qual inclui o coronavírus.
Dos 41 infectados pela doença, 14 estão hospitalizados. Além disso, o balanço informa que Mato Grosso não registrou o aumento no número de pessoas curadas, permanecendo o montante de nove pacientes que se recuperaram do contágio.
O espalhamento da doença já alcançou sete cidades do estado, são elas: Cuiabá, com 25 casos; Várzea Grande, com quatro; Rondonópolis, com cinco; Sinop, com três; Tangará da Serra, com dois; Nova Monte Verde, com um, e, por fim, Lucas do Rio Verde, também com uma ocorrência.
O perfil dos infectados pela doença no estado também aponta que mulheres são as que mais contraíram o vírus, representando 54% do total, enquanto os homens são 46% dos pacientes. A idade média dos casos confirmados é de 43 anos de idade.
Nacionalmente, o Ministério da Saúde registrou 7.910 casos confirmados da doença e 299 mortes por conta do vírus, apresentando, assim, uma taxa de letalidade de 3,8% – considerada alta quando comparada à gripe comum, que tem uma taxa de até 1%.
Medidas preventivas
Dentre as medidas preventivas que podem ser adotadas no combate ao coronavírus estão:
– Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
– Evitar aglomerações se estiver doente;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Não compartilhar objetos pessoais.