PARLAMENTAR COBRA REABERTURA DE FEIRAS LIVRES COM REGRAS SANITÁRIAS DA OMS
Deputado Thiago Silva defendeu durante sessão da Assembleia que os feirantes possam trabalhar, desde que respeitando regras sanitárias da OMS
15 Abril 2020
O deputado Thiago Silva cobrou na sessão virtual da Assembleia desta semana que o Estado possa permitir a comercialização de produtos da agricultura familiar nas feiras livres, de acordo com as exigências do padrão de saúde do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.
“por isso defendo a abertura desses pequenos comércios e barracas, desde que estejam todos usando máscaras e álcool em gel 70% e respeitando a regra do distanciamento”
O objetivo, segundo ele, é fomentar a economia dos pequenos produtores rurais assim como está sendo permitida a abertura dos supermercados que estão vendendo bastante neste período de pandemia. Thiago fez a defesa do projeto por teleconferência.
“Recebemos muitas cobranças dos feirantes e agricultores familiares que viram seu rendimento cair durante a pandemia, por isso defendo a abertura desses pequenos comércios e barracas, desde que estejam todos usando máscaras e álcool em gel 70% e respeitando a regra do distanciamento”, disse.
O deputado também defende que o Estado possa fazer compras emergenciais dos pequenos produtores para que sejam feitas doações e que o Governo crie um fundo econômico de recuperação financeiras dos municípios que serão mais abalados com a crise.
O deputado informou que está trabalhando junto com a deputada Janaína Riva, para que o Governo do Estado, municípios e Ministério Público possam definir normas e regras para liberação das feiras livres. O deputado informou que desde o início da pandemia tem se preocupado com a situação econômica dos feirantes e tem buscado soluções para os trabalhares conseguirem vender os seus produtos.