ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Violência”

PASTORAL DIZ QUE PESQUISA PARA MAPEAR COVID-19 É SÉRIA APÓS 17 SEREM PRESOS EM MATO GROSSO

19 Maio 2020

O estudo selecionou 133 cidades de todos os estados brasileiros. Em cada cidade, estão sendo aplicados entrevistas e testes rápidos para o coronavírus

Um estudo que busca estimar o número de pessoas com coronavírus no Brasil e medir a velocidade de expansão da Covid-19 terminou com a prisão de 17 pessoas nos últimos dias em Mato Grosso. A pesquisa nacional sobre a pandemia do coronavírus está sendo realizada pela Universidade Federal de Pelotas, em 133 municípios do Brasil.

Em nota, enviada ao Site, a Pastoral da Criança afirmou que o estudo é importante, uma vez que é realizado por uma equipe séria e comprometida, cujo o único objetivo é mapear pessoas infectadas pelo vírus. Além disso, a nota afirma que a pesquisa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em todos os sentidos.

“A Pastoral da Criança tem plena confiança neste grupo de pesquisa: a Universidade Federal de Pelotas é parceiro da Pastoral da Criança há mais de 30 anos, em várias iniciativas, incluindo os Mil Dias, Obesidade, Soro Caseiro, Bebê de Barriga para cima entre muitas outras iniciativas”, diz a nota.

A pesquisa em questão leva o nome de Epicovid-19 e é financiada pelo Ministério da Saúde. Já a coleta de sangue para os testes e as entrevistas são feitas pelo Ibope Inteligência.

Para formatar o levantamento, estão sendo aplicados entrevistas e testes rápidos para o coronavírus em 250 pessoas selecionadas aleatoriamente com base em dados censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A primeira fase de aplicação começou na quinta, 14, e terminaram neste sábado (16). Novas fases acontecerão em 15 e 30 dias.

Faltou notificação

Em Mato Grosso, 17 pessoas que foram contratadas pela empresa para trabalhar no estudo foram presas em Barra do Garças (513 km de Cuiabá) e Rondonópolis (216 km da Capital.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças confirmou a prisão dos recenseadores na cidade e informou que o caso está sendo apurado pela 1ª Delegacia da Polícia Judiciária Civil do município.

Segundo a secretaria, a prefeitura não foi notificada da pesquisa e diante de denúncias de moradores informou o fato à autoridade policial para as providências cabíveis.

“A Secretaria de Saúde de Barra do Garças ressalta que a ação dos supostos pesquisadores foi inconcebível numa época em que vivemos a pandemia do novo coronavírus e, pessoas sem qualquer formação na área de saúde saíram às ruas realizando a coleta de material sem o mínimo de conhecimento técnico”, diz a nota

Ressalta ainda que os profissionais da saúde local, quando saem a campo, são devidamente identificados e qualificados para o atendimento à população.

Já em Rondonópolis 218 km de Cuiabá, um casal foi flagrado pela Polícia Militar aplicando testes rápidos de Covid-19. Com eles, os policiais apreenderam 24 testes rápidos, 20 toucas plásticas e aventais, saches de álcool em gel e outros materiais. Os recenseadores ficaram detidos em um hotel esperando liberação municipal.

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?