ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Violência”

PROJETO DE THIAGO SILVA INSTITUI A POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL MATERNA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou o projeto de lei 1324/2024 na Assembleia Legislativa que institui diretrizes para a Política de Atenção à Saúde Mental Materna em Mato Grosso.

10/10/2024

São objetivos da Política de Atenção à Saúde Mental Materna, elaborar um Protocolo Clínico específico para atenção à saúde mental materna na rede pública de serviços de saúde, que explicite fluxos de referência entre os serviços e determine critérios para o percurso da mulher em todos os níveis de atenção da rede, implementar o pré-natal psicológico e o pós-natal psicológico no âmbito da Atenção Primária à Saúde e dos demais serviços de referência sobre maternidade, adotar práticas de triagem e monitoramento de depressão, ansiedade e burnout materno, além dos demais transtornos mentais e oferecer atenção de alta qualidade em unidades de saúde para todas as mulheres e bebês, com exames pós-natais nas primeiras seis semanas, incluindo visitas domiciliares.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 20% das mulheres do mundo serão acometidas por sofrimento mental durante gravidez ou pós-parto. No Brasil, conforme estudo da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, a depressão pós-parto ocorre em cerca de 25% das gestações, o que demonstra a magnitude da questão.

“Temos trabalhado no parlamento em defesa da saúde mental da população e queremos criar a Política Estadual de Apoio à Saúde Mental Materna, pois este é uma demanda que recebemos de diversas mães e seus familiares. Desde bem cedo convivo com este tema dentro de casa e entendo que é importante o auxílio do Estado para atender as mães e seus filhos que necessitam de um atendimento digno e humanizado pelo SUS”, disse o deputado Thiago.

O projeto também possui o intuito de garantir suporte qualificado para a mãe atípica, a fim de preservar sua saúde mental, aprimorar e propor novas políticas públicas de saúde e educação para prevenção da gestação não planejada entre adolescentes e implementar o acesso à escuta psicológica qualificada e ao atendimento psiquiátrico em caso de luto gestacional ou pós-natal.

Thiago conta que, no mês de maio, pôde participar de ações da Campanha “Onda Furta-Cor” que abordou sobre a saúde mental materna. “Realmente, nestas ações, tivemos a oportunidade de ratificar que a saúde mental materna importa e, no mês de junho, reforçamos com uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa, para levar esse assunto a nível estadual. Assim, seguimos e precisamos lutar para que mais mulheres sejam assistidas, pois sabemos que, infelizmente, muitas delas, chegam a perder seus filhos na gestação, entram em depressão pós-parto, enfrentam a dor de ver os filhos recém-nascidos na UTI, ficam viúvas cedo, são portadoras de deficiência, fibromialgia, enfrentam transtornos mentais, entre outras situações que precisamos prevenir e evitar que a saúde mental agrave”, explica.

Thiago Silva já garantiu importantes leis e projetos referente a saúde mental e ao período gestacional da mulher. Também, contribuiu com mais de R$ 4,5 milhões para o Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso de Rondonópolis, por meio de emenda indicada na Lei do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef).

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?