RONDONÓPOLIS REGISTRA 52 CASOS DE CORONAVÍRUS
Os dados foram divulgados na noite deste domingo (26), por meio do boletim epidemiológico do novo coronavírus.
27 Abril 2020
A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá), registrou 52 casos testados positivos para o Covid-19, o coronavírus. Os dados foram divulgados na noite deste domingo (26), por meio do boletim epidemiológico do novo coronavírus.
Com duas mortes já confirmadas por infecção do vírus, o município continua em segundo lugar no ranking de casos da doença ficando atrás somente de Cuiabá que tem 127 notificação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESMT).
De acordo com o boletim dos casos confirmados 29 pacientes estão em monitoramento e 21 são recuperados, visto que não apresentam mais nenhum sintoma da doença. A faixa etária dos pacientes são de cinco a 81 anos.
Ainda conforme os dados, dos casos suspeitos no município 145 pacientes estão em acompanhando e 238 casos foram desconsiderados. A faixa etária dos pacientes são de cinco a 80 anos.
Mortes por coronavírus
As duas pessoas que morreram são do sexo masculino, sendo a primeira morte registrada em 13 de abril, a vítima tinha 75 anos. Já a última vítima morreu na quinta-feira (23), e tinha 68 anos.
Casos de Covid-19 em MT
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (26), 250 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados dez óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.