Ícone do site Olho Vivo Mato Grosso

RONDONÓPOLIS TEM 1º CASO DE “FLURONA” CONFIRMADO

07 Janeiro 2022

Rondonópolis detectou o primeiro caso de “flurona”, que é a infecção conjunta de Covid-19 e Influenza, ou seja, o paciente teve resultado de testes positivos para a Covid-19 e para a gripe. O caso foi detectado ontem (6) e confirmado pelo Labormat, laboratório da rede privada em Rondonópolis. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde ainda não havia sido comunicada sobre o caso até a noite de ontem. Esse é o primeiro caso confirmado na cidade de flurona.

Casos de flurona – a infecção conjunta de Covid-19 e Influenza – vêm sendo registrados em vários estados do Brasil e em Mato Grosso; Cuiabá também confirmou casos da doença. Como o país passa por um surto de Influenza e aumento de casos da Covid-19, esse tipo de infecção se torna mais comum.

Em Rondonópolis, um surto de síndrome gripal atinge a cidade desde o final de dezembro. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica do Município, já foram registrados oficialmente em Rondonópolis 524 casos de síndrome gripal. No entanto, o número de atendimentos de pessoas com sintomas da doença pode ser bem maior.

Ao mesmo tempo, a cidade começou a registrar aumento nos casos de Covid-19 essa semana. Somente entre terça-feira (4) e quarta-feira (5), 29 novos casos da doença foram confirmados em Rondonópolis. Há registro ainda de aumento nas internações em decorrência da doença.

 

Para evitar o contágio, tanto da Covid-19 como da gripe, a população deve manter o uso da máscara, as medidas de higienização e evitar aglomerações. A vacinação contra a Covid-19 também é fundamental para evitar agravamentos em caso de infecção.

A orientação para as pessoas que apresentam sintomas gripais, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19, é para que procurem um posto de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pacientes com sintomas respiratórios leves devem procurar um posto de saúde, onde são feitos testes rápidos da Covid-19 para que o diagnóstico diferencial entre gripe e Covid-19 seja confirmado.

Pessoas com sintomas moderados a grave, que apresentem falta de ar, dor para respirar e febre alta, devem procurar o Hospital Municipal Antônio dos Santos Muniz (Hospital de Retaguarda). A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não está recebendo pacientes com sintomas respiratórios.(A Tribuna)

Comentários
Sair da versão mobile