29 março 2020
No ano de 2019, foi iniciado a Mobilização da Sociedade em Prol da Santa Casa de Rondonópolis. Os Parlamentares e Políticos que se engajaram junto com a Sociedade puderam juntos trazer para dentro da Instituição mais de 22 Milhões em Emendas de Custeio para sanear parte das dívidas.
Em 2020 a Santa Casa já mais estabelecida pode iniciar parte do Plano de Recuperação e neste momento está se preparando para o atendimento e apoio dos pacientes que necessitarão de Atendimento de alta complexidade ( Cardíacas, Oncológicas entre outras) e do Covid-19.
Para o enfrentamento será necessário novamente o esforço coletivo de todos para que as unidades Hospitalares estejam abastecidas de materiais, medicamentos e equipamentos necessários e imprescindíveis ao atendimento básico do Covid-19. Continuamos pedindo unidade de todos em prol da Saúde de Rondonópolis e da Região.
O apoio financeiro dos EAPR, com aporte de aproximadamente R$ 600.000,00 para aquisição de sete respiradores portáteis e seis respiradores de grande porte, além de conserto de alguns equipamentos, foi fundamental para a estruturação das UTIS e Enfermarias para o COVID-19.
“Foram feitas três reuniões, uma na semana passada e duas ontem e hoje, com o diretor clínico, supervisor de enfermagem, a superintendente e o vice presidente da Santa Casa”.disse Odílio Balbinotti Grupo de apoio à Santa Casa
Avaliamos e todos juntos aprovamos a execução do PLANO A para o COVID-19, pronto para ser ativado, onde teremos 10 UTIS, 10 leitos Enfermaria , 2 UTI Pediátrica e 3 leitos Enfermaria Pediátrica, 100% dedicados aos pacientes Coronavírus.
Mas não para aí, temos um PLANO B para o COVID-19, que também tem condição de ser ativado assim que o PLANO A se esgotar, nessa situação a Santa Casa passa a disponibilizar 20 UTIS, 42 leitos Enfermaria, 8 UTIS Pediátricas e 6 leitos Enfermaria pediátrica.
Sem deixar de atender a média e alta complexidade, cardiologia e oncologia, além da maternidade, e outras enfermidades, tudo cumprindo os protocolos de isolamento.
Hoje tive oportunidade de ver os ventiladores que chegaram e já estão sendo instalados (foto).
Com esses equipamentos a Santa Casa fica pronta e se soma ao Regional, UPAS, UNIMED, aguardando a coordenação da Secretaria de Estado e Prefeitura de Rondonópolis.