THIAGO SILVA QUER IMPLANTAR O CONCEITO DE “CIDADES INTELIGENTES” EM RONDONÓPOLIS
Os cidadãos também têm um papel a desempenhar na criação de uma cidade inteligente, de forma coletiva e colaborativa, com mudanças de comportamentos junto às novas tecnologias para a melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados pelo município.
11/09/2024
Com a proposta de realizar uma gestão transformadora, moderna e integrada, o candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB), vai implementar o conceito de “Cidades Inteligentes” para melhorar os serviços públicos de infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde e soluções sustentáveis para o desenvolvimento da cidade e qualidade de vida da população.
“Queremos modernizar a nossa cidade com o uso da tecnologia e otimizar serviços públicos e promover a sustentabilidade. Vamos integrar os setores de transporte, trânsito, saúde, energia e educação com sistemas de informação e, assim, permitir gerenciá-los e interconectá-los. Por exemplo, em tempo real, com o uso da tecnologia, podemos coletar dados do trânsito, acompanhar os trâmites de solicitações junto à administração pública em plataformas digitais, seja para melhorias de infraestrutura nos bairros, consultas médicas, matrículas em escolas, entre outros serviços – para permitir um atendimento e acesso aos serviços públicos de forma rápida e eficiente”, explica o emedebista.
Ele explica que o uso da tecnologia é essencial para contribuir com a eficiência do serviço público. Também, pontua que para Rondonópolis tornar-se uma cidade inteligente, é preciso seguir um sistema integrado e conectado com toda a gestão pública municipal.
“Hoje, temos um trânsito caótico, é preciso identificar a problemática e investir em inteligência de trânsito. Neste caso, o trânsito precisa contar com semáforos sincronizados e obras estruturantes para garantir fluidez na passagem dos veículos e segurança dos pedestres e motoristas. Para trabalhar nisso, precisamos de investimentos e obras que projetam a cidade para os próximos 30 anos”, posiciona.
Os cidadãos também têm um papel a desempenhar na criação de uma cidade inteligente, de forma coletiva e colaborativa, com mudanças de comportamentos junto às novas tecnologias para a melhoria da qualidade de vida e dos serviços prestados pelo município. “Queremos fazer uma gestão moderna com base na ciência, tecnologia e inovação para aperfeiçoar os pontos críticos que afetam o dia-a-dia da população e tornar o acesso aos serviços, de forma rápida e eficiente. Precisamos desburocratizar a máquina pública e implementar soluções inovadoras e sustentáveis, em benefício do cidadão com o desenvolvimento da cidade”, explica o candidato.
Thiago Silva diz que para alcançar esse objetivo, vai envolver o processo de planejamento para organizar a gestão pública em todos os setores existentes, englobando as definições do plano diretor e as leis orçamentárias.