Ícone do site Olho Vivo Mato Grosso

ZONA RURAL EM RONDONÓPOLIS, PAIS DE ALUNOS DENUNCIAM CONDIÇÕES PRECÁRIAS DO TRANSPORTE ESCOLAR 

Estudantes estão sendo afetados na zona rural de Rondonópolis

21/09/2024

Os pais e responsáveis de estudantes da zona rural de Rondonópolis entraram em contato com a redação para denunciar que o transporte escolar oferecido pelo município está afetando a rotina dos alunos em diversas regiões.

Segundo relatos, as vans escolares das linhas Pauliceia e Estiva, que levam os estudantes da região da MT-130 até a Escola 14 de Agosto, no Assentamento Chico Mendes, e da linha que atende a região do Canguçu, na BR-163, e transporta os estudantes até as escolas Salmen Hanze, Nunes Rocha e Marechal Dutra, estão com condições precárias.

Uma mãe, que prefere não se identificar, disse que, em uma das vans, o pneu já estourou mais de quatro vezes, inclusive com crianças dentro, na linha que transporta os alunos da região da MT-130 até a Escola 14 de Agosto, no Assentamento Chico Mendes.

“As vans estão em péssimo estado. A linha da Estiva está parada novamente por conta da manutenção e essa linha já esteve parada por diversas vezes no decorrer do ano.

Teve um dia que dois pneus estouraram quando as crianças estavam voltando para a casa. Há uns 20 dias, a van estava com os freios ruins e em alguns momentos do percurso o freio não funcionou. Mesmo assim as crianças foram transportadas na van”, denuncia a mãe.

Ela afirma que os pais estão há meses buscando solução junto à Secretaria Municipal de Educação, mas não são atendidos.

“Já tentamos reuniões, mensagens, já fomos até a Secretaria pessoalmente, reclamamos na escola e eles sempre falam que vão arrumar e nada.

Estamos muito preocupados com a segurança dos nossos filhos porque tem sido um descaso por parte do município com as crianças. É direito da criança estudar e ser transportado com segurança até a escola. Tem sido desgastante para nós a espera dos nossos filhos todos os dias”, disse.

Outros pais, só que dessa vez da região do Canguçu, na BR-163, também reclamaram sobre a situação do transporte escolar.

“Somos moradores da zona rural do município de Rondonópolis e os alunos estão sem transporte escolar. Quando mandam o transporte é muito velho, quebra no caminho e os alunos caminham vários quilômetros a pé em busca de socorro.

Estamos invisíveis diante de tamanho descaso. São mais de 20 alunos com transporte inadequado que já passaram duas semanas sem ir à escola. Na Secretaria de Educação não conseguimos nada, só alegam que não tem transporte e pronto”, desabafa uma mãe.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que a frota foi adquirida em 2021 e que alguns veículos estão passando por manutenção. Confira a nota abaixo:

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que é uma frota grande e nova, essa nossa frota foi adquiria do ano 2021 pra cá, e alguns veículos estão passando por manutenção.

Em relação aos pneus, foi feita uma licitação e um dos modelos utilizados nos veículos escolares, que é o modelo 275-80, a licitação deu fracassada, não tendo nenhum vencedor para esse modelo.

Dessa forma, está sendo lançada uma compra direta para a aquisição desses pneus em regime emergencial. Os demais modelos foram solicitados e a empresa fica no Paraná tendo a previsão de entrega para a próxima semana.(Agora MT)

Comentários
Sair da versão mobile