ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Atitude”.

MASTOLOGISTA RESSALTA IMPORTÂNCIA DE MUDANÇAS DE HÁBITOS PARA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

“O principal detector de câncer de mama é a mamografia. O exame que consegue detectar o câncer em estágio bem primordial. Ele deve ser realizado por todas as mulheres após os 40 anos e de forma anual”, ressalta o médico, destacando o tripé da mastologia: o autoexame, os exames detectáveis como a mamografia ou outros recursos como ultrassom e ressonância, e a consulta regular com o mastologista.

12 Abril 2022

O mastologista do Sistema Hapvida, Alírio Virgolino Nóbrega, recomenda a mudança de hábitos como fator importante para a prevenção do câncer de mama na mulher e no homem. Ele ainda orienta para a necessidade do autoexame, bem como a mamografia e outros exames para detectar os nódulos.

“Quando falamos de prevenção do câncer, estamos tratando de estratégias para reduzir que a doença venha se desenvolver. De forma geral, sempre vamos tentar atuar nos fatores de riscos para a doença que são possíveis de causar sua modificação. Essas mudanças incluem evitar o consumo de álcool e cigarro, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e evitar fatores de riscos ambientais. Estamos falando de métodos de prevenção de risco que venham a desenvolver ”, explica o mastologista.

Todavia, Alírio Virgolino sustenta que isso não é suficiente. Muitas vezes precisa lançar mão de métodos detectáveis de câncer de mama. “O principal detector de câncer de mama é a mamografia. O exame que consegue detectar o câncer em estágio bem primordial. Ele deve ser realizado por todas as mulheres após os 40 anos e de forma anual”, ressalta o médico, destacando o tripé da mastologia: o autoexame, os exames detectáveis como a mamografia ou outros recursos como ultrassom e ressonância, e a consulta regular com o mastologista.

Câncer de mama em homens

Por fim, Alírio Virgolino alerta que o câncer de mama no homem, apesar de ser incomum, pois ocupa 1% nas estatísticas, precisa ser falado. “O homem tem que fazer o autoexame, tem que procurar um mastologista, principalmente, quando ele notar algo estranho nas mamas”, justifica.

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?