ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Atitude”.

IDOSOS SOFREM COM MUDANÇAS BRUSCAS DE TEMPERATURA E CUIDADOS DEVEM SER REDOBRADOS

18 Agosto 2022

Acostumados com altas temperaturas, os cuiabanos têm sido obrigados à enfrentar uma cidade bipolar em relação ao tempo. Logo pela manhã, cedinho, está mais frio. Na hora do almoço, é calor intenso, sem nuvem no céu. Ao entardecer, o vento gelado volta. Essa mudança brusca na temperatura afeta a saúde, especialmente dos idosos.

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), uma frente fria rápida chegará em Cuiabá neste final de semana. O alerta de mudança brusca de temperatura já consta no site do Climatempo, a partir de sexta (19.08).

De acordo com a médica geriatra, Lívia Caporossi, a variação da amplitude térmica traz impactos para o sistema imunológico, deixando brechas para doenças. “E são capazes de causar resfriados, gripes e até doenças mais graves, como pneumonia, pois diminuem as defesas naturais que temos contra essas doenças respiratórias”, alerta a médica.

Atendendo a diversos idosos no serviço Cuidar+ do Hospital Santa Rosa, a geriatra orienta que pacientes com histórico clínico de asma e rinite devem reforçar ainda mais os cuidados. “O ideal é ampliar a frequência de lavagem nasal, evitar o gotejamento pós-nasal, que é aquele catarro descendo pela parte posterior do nariz e atingindo a garganta. Porque isso pode acarretar em sinusite. E se surgir bronquite ou outras doenças respiratórias tem que procurar tratamento médico adequado”.

Lívia Caporossi traz dicas para ajudar a enfrentar essa época do ano. “Pela manhã, quando está mais frio, evitar se expor ao vento e à neblina. Se agasalhar bem. Pode tomar bastante cházinho morno. Já quando está mais calor, reforçar a hidratação, usar hidratante na pele, evitar banhos quentes demais, porque resseca mais a pele, se proteger com sombrinhas”.

Algumas orientações, segundo a médica, são rotineiras e servem para ajudar a fortalecer o sistema imunológico do idoso, independente das mudanças no tempo:

– Alimentar-se bem, com muitas frutas e verduras.

– Aumentar a hidratação. Alguns idosos, não gostam muito de beber água e a dica que ela dá é saborizar a bebida, colocando uma rodela de limão ou laranja.

– Evitar chás diuréticos, refrigerantes. Pode-se ampliar o consumo de frutas como melancia, melão, laranja, tangerina, que possuem mais água na composição.

– Deixar sempre uma janela aberta para ventilar o ambiente.

– Quando o tempo estiver muito seco: usar aparelho de umidificador, por toalhas molhadas, bacias com água. Sobre as toalhas, o ideal é deixa-las estendias e abertas no chão ou em um varal. Não é recomendado que elas fiquem emboladas, para evitar fungos.

– Agasalhar-se ao sentir frio ou usar roupa mais leve em caso de calor.

– Praticar atividade física. Mas, se optar por algo ao ar livre, evitar se expor ao sol intenso (entre 10h e 16h).

– Dormir bem.

CUIDAR+

Em Cuiabá, é possível ter acesso a um serviço integrado de assistência à saúde do idoso, com uma equipe multidisciplinar composta por médico geriatra, vascular, nutricionista, fisioterapeuta, dentista, fonoaudióloga, psicóloga e enfermeira navegadora, que literalmente guia e acompanha o paciente durante o atendimento.

Dra Livia Caporossi – geriatra

O Cuidar+ é um programa de atendimento exclusivo à pessoas que tenham 60 anos ou mais, ofertado pelo Hospital Santa Rosa. Ao chegar ao espaço, os pacientes passam por uma avaliação com a equipe multidisciplinar, totalmente sem custo. Caso o paciente precise de algum exame ou procedimento posterior à consulta, isso é feito via plano de saúde. Uma vez inscrito no programa, o idoso passa a contar com uma enfermeira de referência, que seguirá cuidando e agilizando autorizações para exames, agendamento de consultas, internações, entre outras necessidades.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, no edifício Santa Rosa Tower, 5° andar. O telefone de contato é: (65) 99972-2948 ou (65) 3618-8000.

Dialog – Assessoria de Imprensa Hospital Santa Rosa

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?