A DOIS ANOS DA ELEIÇÃO,NOMES COMEÇAM A SER ESPECULADOS A PREFEITURA DE RONDONÓPOLIS
Não se pode deixar de lado lideranças históricas de Rondonópolis como o ex-prefeito Percival Muniz (MDB) e o deputado federal Carlos Bezerra (MDB), que têm influências importantes nas articulações políticas.
04 Dezembro 2022
A praticamente dois anos das eleições municipais que acontecem em 2024, partidos e políticos já começam a se organizar e buscar fortalecer nomes para concorrer à Prefeitura de Rondonópolis.
As articulações já mostram que alguns nomes começaram a ser trabalhados para a disputa. Apesar de que novidades podem vir a ocorrer neste período de dois anos, com novas lideranças se despontando e outras perdendo espaço, as apostas já começam a aparecer.
De uma parte há o grupo político atualmente alinhado com o prefeito José Carlos do Pátio (PSB), que busca formar uma liderança em condições de disputar a Prefeitura com reais chances de vencer.
De outro, existem grupos mais alinhados com a direita que têm lideranças como o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos) e nomes como dos deputados estaduais, o eleito Cláudio Ferreira (PTB) que, inclusive, já disputou a Prefeitura em 2020.
O reeleito Thiago Silva, no seu segundo mandato na ALMT e jovem liderança de destaque do MDB, poderá contar com a tradicional força local do partido. A ala do deputado reeleito Nininho já fala abertamente que lançará a candidatura do atual vice-prefeito Aylon Arruda.
Não se pode deixar de lado lideranças históricas de Rondonópolis como o ex-prefeito Percival Muniz (MDB) e o deputado federal Carlos Bezerra (MDB), que têm influências importantes nas articulações políticas.
O ex-prefeito Percival Muniz, atualmente filiado ao MDB, vem sendo, inclusive, cogitado para buscar um quarto mandato como prefeito em uma possível junção com o grupo alinhado com Pátio. Conversas entre os dois já vêm ocorrendo.
Entre as especulações estaria um acordo do atual prefeito com Percival, e com o presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Paulo José Correia, braço direito de Pátio e que já está sendo anunciado como seu sucessor, compondo uma chapa ao executivo municipal.
Já pelo grupo alinhado com o ex-prefeito Sachetti, podem ainda surgir novos nomes, mas não é isso o que se vê até o momento, podendo o próprio ex-prefeito acabar sendo o nome escolhido para entrar na disputa pela Prefeitura.
O grupo que lançou o empresário Luizão em 2020 e ficou com a segunda colocação na eleição, não tem uma nova liderança que tenha se despontado até o momento. Mas isso pode mudar.
Outros nomes surgem com força para a disputa municipal, a exemplo do eleito deputado Cláudio Ferreira, que vai assumir a partir de 2023 seu primeiro mandato eletivo e não esconde que seu objetivo é buscar a Prefeitura de Rondonópolis.
Contudo, atualmente filiado ao PTB, Cláudio precisaria aglutinar mais apoio para chegar com condições de disputar a cadeira de prefeito, quando estará ainda no meio do seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Pela ala feminina, existem os nomes das empresárias Tânia Balbinotti e Marchiane Fritzen, de onde poderia se eleger a primeira mulher para a Prefeitura de Rondonópolis.
As especulações já começaram, mas muitos acontecimentos podem vir nos próximos dois anos e influenciar o surgimento de novos nomes, alinhamentos e uniões.(A tribuna)