ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Violência”

FALTA DE CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL PODE ACARRETAR EM PROBLEMAS SEVERO DE SAÚDE

De acordo com o IBGE, 55% dos brasileiros não vão ao dentista nem mesmo uma vez ao ano

18 Julho 2022

Ir ao dentista com frequência deveria ser um hábito comum, porém, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não é isso o que ocorre entre grande parte dos brasileiros. Um estudo realizado pelo órgão aponta que 55% da população não confere a saúde bucal com um profissional sequer uma vez ao ano.

Ainda de acordo com o IBGE, 41.5% da população com mais de 60 anos já perdeu todos os dentes. O problema, no entanto, é que a ausência desses cuidados provoca dificuldades que vão muito além e podem acabar prejudicando o indivíduo de maneira bastante severa.

É o que explica a diretora médica do sistema Hapvida, Franciane Gonçalves. Ela dá o exemplo de abscesso dentário, que é o pus ao redor dos dentes ou gengiva. Quando não tratado de maneira adequada, o quadro pode evoluir para sepse, que significa infecção generalizada.

“Por se tratar de uma região da face que é muito próxima ao sistema nervoso central, esses problemas podem causar sinusite ou até mesmo abscesso cerebral, embora seja mais raro. Pode evoluir para uma infecção generalizada que pode causar até a morte. Por isso é importante ter esses cuidados”, pontua Gonçalves.

O estudante de engenharia, Cláudio Gomes Ferreira, ficou seis anos sem ir ao dentista e quando recebeu uma triste notícia. Ele acabou perdendo um dente por falta de cuidados e acompanhamento. “Não teve jeito, descuidei e quando fui era tarde demais. Agora estou apelando para um implante”, comentou.

Saúde abalada

Segundo dados do Instituto do Coração (Incor), 45% das doenças cardíacas e 36% das mortes relacionadas a problemas cardíacos têm origem dental. O levantamento do órgão evidencia que a falta de tratamento adequado pode acarretar em consequências sérias que colocam a vida do paciente em risco.

Por isso, aqueles que forem diagnosticados com infecções bucais devem visitar um cirurgião dentista o quanto antes.

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?