ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Atitude”.

OPERAÇÃO NA SAÚDE SURPREENDE PREFEITURA DE SINOP QUE GARANTE COLABORAÇÃO COM ÓRGÃOS DE CONTROLE

Assessoria garantiu que a sede do Executivo municipal não foi alvo de mandados de busca e apreensão

19 outubro 2023

A prefeitura de Sinop (480 km de Cuiabá) foi surpreendida na manhã desta quinta-feira (19) com o cumprimento de mandatos da “Operação Cartão Postal”.

A ação policial investiga organização criminosa instalada desde junho de 2022 na gestão da Saúde de Sinop. O grupo teria ligação com ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva.. Por meio de nota, o Executivo municipal afirmou que irá colaborar com o processo e que nenhum mandado foi cumprido na sede do Paço Municipal.

“A Prefeitura de de Sinop informa que está á inteira disposição para colaborar com os Órgãos de Controle e Fiscalização, a fim de garantir total transparência e lisura do processo”, menciona trecho do documento.

Ao Portal, a assessoria também garantiu que o Paço Municipal não foi alvo de buscas e apreensão e antecipou que deve prestar mais esclarecimentos depois de se ‘inteirar’ do teor da operação deflagrada pela Polícia Civil.

INVESTIGAÇÃO

Ao longo de mais de seis meses de investigações, foram realizadas diversas diligências para o esclarecimento dos fatos, como o levantamento de dados, a análise documentos, pesquisas em bases abertas de dados, confronto de informações e identificação de pessoas, veículos, empresas e locais.

Com base nessas atividades investigativas, identificou-se a atuação de uma suposta organização criminosa, que seria bastante estruturada, com clara hierarquia, divisão de tarefas entre seus componentes e que teria um sofisticado esquema de atuação em conexão com o Poder Público Municipal, cujo objetivo principal era fraudar de modo consistente a prestação do serviço de saúde na cidade, para auferir lucro e realizar diversos repasses financeiros aos líderes do esquema.

Foi verificado que, a organização social que hoje gerencia a pasta da Saúde de Sinop teria sido especialmente ajustada para assumir a prestação do serviço de forma precarizada, tendo em vista diversas alterações formais que aconteceram em sua composição no mesmo período em que disputava a dispensa de licitação para assumir tais atividades, entre maio de junho de 2022.

Essa organização social voltou a vencer dispensas de licitação ocorridas entre outubro e novembro de 2022 e entre abril e maio de 2023, de modo que continua a atuar na cidade até hoje.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA:

“A Prefeitura de de Sinop informa que:
– Tomou conhecimento, na manhã hoje, da operação realizada pela Polícia Judiciária Civil [PJC] que apura denúncias na saúde pública do município;
– Ressalta, porém, que está á inteira disposição para colaborar com os Órgãos de Controle e Fiscalização, a fim de garantir total transparência e lisura do processo;
– A sede da Prefeitura [Paço Municipal] não foi alvo da operação ou de quaisquer buscas;
– A Prefeitura ainda está se inteirando do teor da operação, a fim de prestar melhores esclarecimentos à população”.

 

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?