ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO: Campanha “Atitude”.

HOSPITAL FAZ PRIMEIRA CIRURGIA DE CITORREDUÇÃO COM QUIMIOTERAPIA INTRA-ABDOMINAL DE MATO GROSSO TOTALMENTE GRATUITA PARA O PACIENTE

O procedimento realizou-se em razão de liminar deferida pelo Poder Judiciário, após ação ajuizada pela Defensoria Pública Estadual. A equipe envolvida na cirurgia foi liderada pelo Cirurgião Oncológico, Eduardo Marques e pelos Cirurgiões Lucas Bertolin, Marcos Albeny, e Rodolfo Borges e dos Oncologistas Clínicos Rogério Simião e Aline Freitas.

16 Dezembro 2022

A Santa Casa Rondonópolis realizou um procedimento inédito em Mato Grosso, de forma totalmente gratuita para o paciente: a primeira cirurgia oncológica de citorredução com quimioterapia intra-abdominal – HIPEC. O procedimento realizou-se em razão de liminar deferida pelo Poder Judiciário, após ação ajuizada pela Defensoria Pública Estadual. A equipe envolvida na cirurgia foi liderada pelo Cirurgião Oncológico, Eduardo Marques e pelos Cirurgiões Lucas Bertolin, Marcos Albeny, e Rodolfo Borges e dos Oncologistas Clínicos Rogério Simião e Aline Freitas.

A cirurgia de citorredução é a retirada de todo o peritônio, que é a membrana serosa que recobre as paredes do abdômen e a superfície dos órgãos digestivos. Na mesma cirurgia são retirados ainda, tumores visíveis e aplicada a quimioterapia intra-abdominal em altas temperaturas. Daí a participação do nosso Biomédico Perfusionista Fábio Murilo. Ele, em conjunto com os outros especialistas, garantiu com que a cirurgia corresse bem.

“Nosso paciente tem 59 anos e uma doença chamada Pseudomixoma Peritoneal, uma doença que dá dentro da cavidade abdominal e o tratamento indicado é a cirurgia de citorredução, onde tiramos todo o tumor abdominal e depois fazemos a quimioterapia, ainda durante a cirurgia. Esta infusão do quimioterápico de forma quente tem uma ação direta nas células cancerígenas que possam ter restado, apesar da citorredução”, explicou o médico cirurgião Eduardo Marques.

Esse procedimento é a melhor indicação para o tratamento deste câncer raro, que começa na cavidade abdominal, e que acomete apenas 1 em 1 milhão de pessoas por ano. “E foi com o objetivo de trazer ao nosso hospital os tratamentos mais avançados para o câncer, que essa cirurgia foi realizada. Assim poderemos atender muitos outros casos complexos, aplicando o que há de mais novo na medicina e contribuindo na luta contra os cânceres”, destacou Bianca Talita Franco, diretora executiva do hospital.

Comentários
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Oi, como posso ajudar?