01 fevereiro 2020
A Prefeitura Municipal de Pedra Preta, através da Secretaria de Saúde, vem realizando várias entregas de próteses dentárias para os moradores do Município. Somente neste mês janeiro , foram entregues 50 próteses, devolvendo a função da mastigação e o sorriso, o que aumenta a autoestima pessoal e a qualidade de vida dessa parcela da população. Foram realizada moldagem, plano de cera, prova com dentes e ajustes das próteses.
O processo todo é dividido em etapas, com os procedimentos para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Primeira etapa a moldagem. Na segunda etapa é a prova em cera. “Na terceira etapa é a prova dos dentes, e a última etapa é a entrega”, explicou a auxiliar de saúde bucal. Ou seja, todo o processo demora apenas um mês.
Segundo a secretária de Saúde Stephany Paiva, serão entregue mais de 500 próteses totais à população de Pedra Preta.
Para conseguir a prótese dentária, o usuário precisa se dirigir ao posto de saúde de sua área e passar por um atendimento odontológico com a dentista. “Ao se dirigir ao PSF da sua região, a dentista vai fazer uma avaliação para saber se o paciente tem algum tipo de tratamento para realizar. O tratamento estando todo concluído, a dentista encaminha o paciente para fazer a prótese”, disse a secretária Stephany
Para os munícipes que necessitarem, deverá procurar a Estratégia da Saúde da Família (ESF), da Cohab; Já os idosos terão prioridade ao atendimento. “No caso das comunidades rurais e Vila Garça Branca que não possuem equipes de Saúde Bucal, o atendimento poderá ser realizado no ESF da Cohab do Município”, explica Stephany.
O serviço de próteses dentárias grátis passou a ser oferecido no município de Pedra Preta através da política nacional de saúde bucal, do programa Brasil Sorridente. O Brasil Sorridente constitui-se em uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. “Para o paciente, é bastante importante a prótese dentária, pois melhora a qualidade de vida dele e auxilia sua mastigação. Por mais que essas próteses sejam artificiais, o paciente estenderá o tempo de mastigação. E também tem a questão da estética, pois um sorriso bonito é a porta de entrada para tudo. Melhora bastante a autoestima”, finalizou a secretária de saúde do município.